15.11.06
Expo I-S-T 95-75-15
27.10.06
A VER!!!
26.10.06
6.10.06
5.10.06
3.10.06
11.9.06
30.7.06
27.7.06
18.7.06
" A Condição Feminina "
A actual Escola de Fotografia do NAF nasceu em 1996 e tem vindo a crescer gradualmente dentro das suas possibilidades não lucrativas. A arte do preto e branco leccionada nos programas dos nossos cursos, mais artesanal face às novas tecnologias digitais, está longe de se esgotar e permite uma aprendizagem bastante mais apurada no que diz respeito à captação da luz. Paralelamente ao ensino técnico, são abordados os objectos mais teóricos e históricos da fotografia que servem de complemento para o desenvolvimento criativo e individual de cada aluno.
A este grupo de fotógrafos, todos formados nos cursos do NAF, foi proposto o desenvolvimento de um projecto individual, embora com um tema comum – A condição feminina. Os resultados estão à vista. De diferentes formas de encarar a fotografia e com a flexibilidade do próprio assunto, acabamos por encontrar cinco trabalhos distintos na sua aproximação. As visões de Sofia Maurício remontam a espaços e tempos incertos, algures entre a vida e a morte, retratam a dor das mulheres ao longo da história, por outro lado, de unhas e dentes bem cravados na vida, as imagens de Inês de Sousa revelam-nos a ternura avassaladora entre mães e filhos durante a fase de gestação e primeiros anos. O método de Matilde Cardoso, sem interferir no objecto fotográfico, captou a cumplicidade entre mulheres anónimas em espaços comuns, na sua forma mais genuína. O jogo de associação de imagens criado por Miguel Oliveira leva-nos para um paralelismo entre a realidade e a sua representação, resultando o conjunto na transformação destes valores noutros diferentes, mas em tudo semelhantes – uma nova realidade e uma nova representação. Por fim, Carla Duarte submete-nos para um universo íntimo de luzes, sombras, indefinições e sugestões que só podem ser completadas por quem as observa – ao primeiro olhar o espectador passa a pertencer a estas imagens.
Paulo Maia
14.7.06
30.6.06
8.6.06
UKAMA WANGU
Ukama Wangu ( Família Minha ) de Tiago Cunha Ferreira
No Chapitô de 18 de Maio a 19 de Junho www.ukamawangu.org
Ukama Wangu é:
Exposição de fotografias e de um filme sobre uma família Moçambicana
Exposição permanente sobre desenvolvimento humano e cooperação entre povos
Edição de um livro (prefácio de Mia Couto)
Um encontro revelado ao mundo que apela à consciência do sentido de desenvolvimento e cooperação Norte-Sul. Fotografias de uma familia moçambicana, fruto de um testemunho recolhido ao longo de quatro anos, chegam a público em torno dos temas do desenvolvimento humano.
Detalhes de uma vida nos subúrbios da cidade da Beira que retratam o dia a dia e as relações estabelecidas entre pais e filhos, irmãos e irmãs, marido e mulher e amigos. No essencial, relações humanas.
3.5.06
18.4.06
Outra vez Arquitectura ( e Fotografia também )
Mais um senhor, português, chamado Miguel Coelho que tira
fotografias a arquitectura.
A quem possa interessar:
www.miguelcoelho.com
8.4.06
Na temática do dia de hoje...
Uma forma simbólica de e sentida de homenagear todos os que
fizeram parte da história do Sporting
Até dia 16 de Abril nos armazéns do Chiado.
1.4.06
Em Foco
Em Foco - Fotógrafos Portugueses do Pós-Guerra
Exibe as obras de 12 dos melhores fotógrafos portugueses: Augusto Cabrita, Eduardo Gageiro, Francisco Keil do Amaral, Gérard Castello-Lopes, Victor Palla, Sena da Silva, João Cutileiro, Manuel Costa Martins, Carlos Afonso Dias, Carlos Calvet, Jorge Guerra e Fernando Lemos.
Museu da cidade; Lisboa - até 28 de Maio
6.3.06
BES photo 2005
Ahh... Exacto.. São aquelas fotos nas salas ao lado da exposição da Frida Kahlo..
Se comprarem o passe para tudo são só 3,75€ e não é preciso estar numa fila de hora e meia. Além de irem ver a Frida, podem dar uma espreitadela ao BES também.
( O José Luis Neto é fixe )
BES photo 2005 - CCB 20 Janeiro - 5 Março
23.2.06
Novo concurso
e vai ser agora durante este mês de Março para fazer uma exposição dos trabalhos
vencedores em Junho.
- O tema da exposição é o IST
- A exposição contará com um numero máximo de 5 trabalhos
- Quem estiver interessado em expor deverá entregar no NAF até ao fim de Março, um portfólio (pode ser em CD) com um mínimo de 10 fotografias sobre o tema da exposição e uma memória descritiva.
- Os trabalhos serão seleccionados por um júri exterior ao NAF que terá em conta a criatividade, originalidade e qualidade técnica dos projectos.
- Os trabalhos escolhidos deverão ser impressos em papel FB, selenizados, retocados e emoldurados. O não cumprimento destas regras poderá levar à desclassificação da exposição.
- A dimensão dos trabalhos, em numero e em área, está limitada aos valores e espaço disponibilizados.
16.2.06
Exposição
Como estamos em relação aos trabalhos e à exposição?
As minhas fotos e as do Miguel estao a prensar...
Ja temos data?
Beijinhos a todos
15.2.06
NAF 1
Gillo Dorfles, As Oscilações do Gosto
- NAF -