12.3.07

Os Alfarrabistas de Amsterdão

Durante a tarde passada em Amsterdão, à espera do voo para Seul, encontrei aquilo que mais procurava. Da visita que fiz à cidade, em 1999, recordava-me, com especial saudade, dos alfarrabistas onde comprei algumas das melhores peças da biblioteca de Fotografia. Desta vez, para além das casas forradas de livros que se podem encontrar perto da Dam, tive a felicidade de os ver todos reunidos numa pequena feira do livro, em local que não posso indicar com precisão pois deambulei pela cidade, durante o pouco tempo que tinha, sem mapa. Da curta visita consegui trazer um catálogo de Cartier-Bresson editado nos anos setenta, uma edição de autor de Lartigue da mesma época, uma biografia de Stieglitz, uma biografia (com fotografias) de Lewis Carrol e um livro sobre fotografia húngara.

Por aqui, em Seul, está uma exposição com imagens de Ansel Adams, Brett Weston e outros. Ainda estou a tentar descobrir o local exacto da mostra (na Coreia, esta é uma tarefa mais complicada do que aparenta ser). Entretanto, em Insa-dong, a pintura continua a dominar o roteiro das galerias.

Carlos Miguel Fernandes

6 comentários:

Eduardo da Fonseca Joaquim disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Eduardo da Fonseca Joaquim disse...

Olá Carlos,

A tua entrada no blogue vem do futuro. Está datada de 12.3.07, enquanto que o meu calendário jura que ainda estamos a 11: consequências curiosas do fuso horário, e que te deixam a cabeça a imaginar teorias da conspiração durante os 5 segundos antes de te dares conta da explicação racinal para o facto!

Abraço desde o México, e que te divirtas!

Anónimo disse...

Pois eh!, estou adiantado um dia.

E aqui parece que estou entalado entre os sec. XIX e XXI. Nao ha meio termo, em Seul.

Bem, vou procurar o Ansel Adams. Um abraco!

Anónimo disse...

(jah estamos no sec XXI, eh verdade...queria apenas dar uma imagem futurista...)

Anónimo disse...

Da última vez que estive em amesterdão também andei viciada nos alfarrabistas, mas nessa altura para comprar paperbacks em inglês ao preço da chuva.Também apanhei a tal feira numa pequena praça a caminho do centro onde comprei o "Zen and the art of motorcycle maintenance" e mais outros tantos paperbacks.

Anónimo disse...

São fantásticos Mariana, têm tudo. Por acaso, e surpreendentemente, acabei por me abastecer de paperbacks nos alfarrabistas de Busan! Uma bela surpresa do outro lado do mundo.